Essa análise não é sobre Brasfoot, mas sim sobre um campeonato que é a Copa do Nordeste, só que do Norte. A Copa Verde é disputada por 16 times, dos estados: PA, MT, AC, AP, AM, TO, RR, RO, TO, DF, ES, MS.
São eles:
- Paysandu-PA: O time de maior torcida do Norte é um dos favoritos ao título. Passou fácil pelo Náutico-RR, e está com a classificação encaminhada, após vencer o primeiro jogo contra o Princesa de Solimões-AM por 6x1.
- Náutico-RR: Foi goleado pelo Paysandu em duas oportunidade, e demonstrou como o futebol roraimense está em evidente decadência.
- Santos-AP: O "Peixe da Amazônia" foi eliminado pelo Princesa-AM na primeira fase da Copa Verde. Nada excepcional e nada tão péssimo, é um time regular.
- Princesa dos Solimões-AM: Passou apertado pelo Santos-AP, e nessa fase enfrentou o Paysandu, onde levou uma goleada de 6x1 na casa do adversário (mesmo com arbitragem polêmica).
- Remo-PA: Outro paraense na disputa da Copa Verde (o Pará tem o maior número de representantes). O Remo passou no sufoco pelo Paragominas-PA, e enfrenta o Nacional-AM no domingo, na Arena da Amazônia, pelo segundo jogo das quartas-de-final (o primeiro terminou 1x1)
- Paragominas-PA: Foi eliminado nas oitavas-de-final pelo Remo. Eu não esperava que eles fossem longe.
- Plácido de Castro-AC: Foi eliminado pelo Nacional-AM nas oitavas. Não tinha grandes ambições, já que era óbvio que não ganharia.
- Nacional-AM: Passou fácil (de certa forma) pelo Plácido de Castro. Empatou fora de casa com o Remo, e busca a classificação domingo, dia 9, na Arena da Amazônia.
- Interporto-TO: Eliminado nas oitavas pelo Brasiliense. A diferença técnica pesou.
- Brasiliense-DF: O Brasiliense passou pelo Interporto-TO com duas vitórias por 2x0, e agora enfrenta o Vilhena-RO, que passou pelo Mixto-MT. O primeiro jogo terminou 1x0 a favor do time do DF, e o segundo jogo será realizado domingo, dia 9, em Rondônia.
- Vilhena-RO: A zebra da Copa Verde (até agora). Goleou o Mixto por 4x1 em casa, e perdeu por 2x1 fora, porém o jogo terminou 5x3 no agregado. Perdeu para o Brasiliense no primeiro jogo, e tenta a reabilitação em casa.
- Mixto-MT: Foi eliminado nas quartas pelo Vilhena. Foi goleado fora, conseguiu ganhar em casa, porém terminou eliminado pelo agregado de 5x3. Era um dos favoritos ao título.
- Desportiva-ES: Arrancou um empate em 0x0 em casa, mas não foi párea para o Cuiabá, e acabou eliminada fora de casa, com derrota por 2x1.
- Cuiabá-MT: Passou pela Desportiva suando, com um empate fora e uma vitória de virada em casa. Jogou contra o Brasília, e perdeu fora de casa por 1x0, e tenta a recuperação em casa.
- CENE-MS: Foi eliminado logo na primeira fase (empatou em casa, e perdeu por 2x0 fora). Eu apostava no CENE, mas não caracterizei como zebra.
- Brasília-DF: Em um confronto aberto, o Brasília passou pelo CENE, com um empate e uma vitória. Ganhou em casa do Cuiabá, e tenta manter o resultado do primeiro jogo.

- Com esses resultados, a segunda fase terminou com:
Paysandu x Princesa dos Solimões (primeiro jogo: Paysandu 6x1 Princesa)
Remo x Nacional-AM (primeiro jogo: Remo 1x1 Nacional-AM)
Brasiliense x Vilhena (primeiro jogo: Brasiliense 1x0 Vilhena)
Cuiabá x Brasília (primeiro jogo: Brasília 1x0 Cuiabá)